Árvore fala por todo canto… pelas folhas, pelos galhos,
pelas raízes. Quer ver ?
Encoste seu ouvido aqui no meu tronco.
Você vai escutar meu coração bater.
José Mauro de Vasconcelos – Meu Pé de Laranja Lima
A semana do dia 21 de Setembro começa com a comemoração do Dia da Árvore, dia criado para marcar o início da Primavera no Hemisfério Sul. Nesse ano, especialmente, temos visto um cenário não muito feliz no que diz respeito à essa nossa amiga. Vemos no Brasil, e em outras partes do Mundo a situação das áreas verdes pegando fogo e sendo devastadas. Essa recuperação na reconstituição dessas áreas afetadas pode durar décadas, se houver boa vontade de nossa parte para fazê-lo.
Temos visitado o Pantanal desde o ano de 2010, especificamente a região de Poconé e Barão do Melgaço, no Estado do Mato Grosso, onde já proporcionamos a mais de mil estudantes, profissionais da educação e público geral a experiência de vivenciar a Natureza preservada e o cuidado de algumas instituições na luta dessa preservação. Nessas expedições a esse santuário (e nos outros visitados) temos tido a oportunidade de experimentar não só os recursos naturais preservados, mas, também o convívio com a cultura local, seus costumes, saberes e sabores, fazendo com que a experiência da estada se torne visceral.
Dessa forma, conhecer o Pantanal, assim como as demais riquezas do nosso país, nos torna comprometidos com sua “saúde” e, quando vemos o seu “sofrimento” sofremos junto. É como saber do sofrimento de um amigo que queremos muito bem.
As árvores são esses amigos e amigas que queremos bem. Elas nos dão a sensação de um lugar confiável, onde a vida prospera, onde vemos a cada momento que temos um abrigo, uma esperança.
Essas nossa amigas são um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. A grande diversidade de espécies de árvores existentes são fundamentais para a vida na Terra por vários motivos, tais como: as árvores aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; elas evitam erosões; são as responsáveis na produção oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura do ambiente em seu entorno; e, o que mais me encanta, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Minha sugestão é que a gente possa adotar uma árvore perto de nossas casas ou trabalho como nossa amiga. Essa nova amiga vai ter sua atenção constante. Observe se pássaros fazem ninho nela, se eles se alimentam de seus frutos, se mamíferos usam de sua sombra e de seu abrigo. Repare a vida que nela há. Pergunte aos moradores mais antigos dessa localidade se sabem quem a plantou, quanto tempo está plantada, qual a relação dessa pessoa com essa árvore. Enfim, como uma nova amiga, queira conhecê-la e saber quais coisas boa ela tem feito para os que estão à sua volta.
Conheça de perto a natureza e toda a vida que há a sua volta. Você vai se surpreender com quantidade de amigos que fará.